domingo, 14 de setembro de 2008

Resenha: Blindness


Ontem, após uns seis meses sem pisar em um cinema, resolei ir ver Ensaio Sobre a Cegueira, ou Blindness se você preferir. O que me levou a querer ver o novo filme de Fernando Meirelles foram dois motivos básicos: eu gosto dos livros do Saramago, certo que eu li só dois, mas gostei deles; e também por que eu gosto do trabalho que o Meirelles faz com o cinema nacional e como ele leva o nome do nosso país para grandes produções.
Como eu estou aqui para falar do filme, não vou ficar me prendendo se ele respeitou ou não o livro. Resumidamente: um homem fica cego do nada em um semáforo, logo após uma hipidemia de "cegueira" começa à atacar a população. Os infectados são trancados para a segurança dos outros, já que a doença é infecto-contagiosa. Julianne Moore (de As Horas) interpréta a esposa de um médico que é a única pessoa capaz de enxergar. A partir dai começam a ocorrer uma série de de atos que levam à um caos e desordem sem fim. Mostrando os limites do homem em uma guerra entre sobrevivência contra moral, honra e principios. O filme tem cenas fortes de estupro e preocupa o diretor quando a uma exposição num coquetel ou festa. O próprio Meirelles disse que acretida que "muitas pessoas possam sentir-se incomodadas ao ver o filme".
Outra coisa muito legal é que algumas das partes do filme foram filmadas em São Paulo, se do nada você achar que está vendo o Jockey, a Marginal, ou qualquer outra parte da cidade, acredite, realmente são eles.
Além de Julianne Moore, o filme ainda conta com outros grandes atores no elenco, como: Gael García Bernal (de Amores Brutos), Mark Ruffalo (Zodíaco), Danny Glover (Maquina Mortífera); e é uma grande mistura de Drama, Romance e Suspense.
Só para constar: o filme vai abrir o tradicional Festival de Cannes, que em maio deste ano chega a sua 61ª edição, se ainda não ganhou nada, pelo menos já está alguns passos a frente, já que os filmes que geralmente abrem o festival não costumam competir, porém, Cannes abriu uma exceção para Blindness.
Concluindo, eu RECOMENDO este filme, ele não está na minha lista de filmes favoritos ainda mas eu gostei muito e acho que vale a pena ver. Tanto para os que leram o livro ou não, pois isso sinceramente não muda nada.

Caso queira saber mais sobre o filme tem um blog sobre ele na rede: www.blogdeblindness.blogspot.com.

Sem contar os sites oficiais:
www.blindness-themovie.com
www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br

Nenhum comentário: