sábado, 20 de setembro de 2008

O que é Social Media ?

Essa semana ocorreu a 31ª Semana de Comunicação na FAAP, a segunda que eu participo. É uma pena que nem todo mundo aproveita essas oportunidades que a faculdade proporciona para nós e algumas palestras estavam bem vazias. Mas tudo bem ... entre varios convidados como a Turma do CQC, entre outros do mundo da comunicação, ontem tinha um debate chamado: "Social-Media: contexto atual e impressões para o futuro da publicidade em meio digitais"; nerd que sou, não podia faltar né.
Os convidados eram Jeff Paiva - gerente de social media na AgêndiaClick; Thiane Loureire - gerente digital da Edelman; e, Edney Souza - diretor de operações da Pólvora! Comunicação. Todas essas são agências que se concentram em campanhar para midias digitais, só para esclarecer!
Ok, tudo lindo ... agora o que é Social Media ou Midia Social ? Este blog não deixa de ser um, o Orkut, o Facebook, o MySpace, o Twitter...tudo isso são exemplos de midias sociais. Tentando explicar em palavras (o que é sempre mais dificil), midias sociais são a utilização de ferramentas eletrônicas e da internet, que tem como finalidade discutir e compartilhar informações com outras pessoas.
Ao longo do debate foram discutidos temas como: O que é irrelevancia? O blog é um elemento de uma rede social? Midias tradicionais contra midias digitais? Jornal contra blog? Miguxeis? Invasão de privacidade? Entre outros...
Essa foi, com certeza, uma das atividades da semana que eu mais gostei, perdendo para a (des)Conferência de ontem a tarde que me lembre até agora e, talvez, para a de Sexualidade e Mercado, díficil de falar.
No site oficial da semana da comunicação, facom.faap.br/31semana, tem um blog lá com mais post meus, e de alguns outros alunos, sobre outras atividades que eu assistimos durante esses dias. Vale a pena ver...

Para quem ainda não está nesse mundo digital, eu recomendaria que pelo menos vocês se registrassem nos sites, só para conhecer a ferramenta mesmo, isso já seria muita coisa! Ae vão os links de alguns sites que estão nesse mundo:
ps: só para vocês ficarem sabendo, estou usando esse blog agora só para a matéria de Novas Tecnologias da faculdade mesmo. Como blog pessoal estou mudando para o www.ktchu.wordpress.com.br. O que eu postar aqui eu irei postar lá também, com o CtrlC CtrlV, mas o que eu postar lá eu não vou colocar aqui.
Bom, por hoje é só =)

2 comentários:

Edney Souza disse...

Oi Ktchu, legal saber que você gostou da palestra, precisando de alguma coisa sobre Social Media pode entrar em contato através do blog da Polvora ou do meu blog :)

Eric Messa disse...

ops! seu link tá errado! o wordpress não tem (.br) :-)